Disse ele que o projeto de segurança implantado pelo governo federal necessita de ajustes para dar maior garantia a população. Precisamos implantar modelos inteligentes, ideias criativas como fizeram a ACIJ e parceiros aqui em Jaru. Precisamos da sociedade, igrejas. “O Brasil não é do presidente e nem do governador: ele é nosso, de cada cidadão”, afirmou Confúcio.
O evento aconteceu nas dependências do 8º Batalhão da Policia Militar em Jarú e contou com as presenças do prefeito municipal, deputados estaduais, vereadores, Secretário Adjunto da Sesdec, delegado Luiz Roberto Mattos, lideranças do comércio local, o comandante geral da Polícia Militar coronel PM Ênedy Araújo (Direita). De iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Jaru (ACIJ), o projeto já disponibiliza 15 modernas câmeras com infravermelho, espalhadas em locais estratégicos da cidade.
O prefeito João Gonçalves Júnior, participou da cerimônia e disse da importância desse projeto para a população de Jaru. “Quero parabenizar aos diretores da ACIJ, ao judiciário e a todos os envolvidos nesse benefício, que com certeza trará mais segurança e diminuirá o número de ocorrências. A prefeitura está sempre aberta para contribuir com ações como esta”, frisou.
O promotor de justiça, Fábio Rodrigo Casaril, argumentou que o sistema funcionará para prevenção da criminalidade. “É uma satisfação pessoal e profissional fazer parte deste projeto”, disse.
“Se somarmos as ações da Policia Militar, da sociedade e das instituições, garantiremos melhor segurança para a população. Hoje estando vendo um bom exemplo dessas parcerias. Essa ideia que começou em Vilhena, agora está se multiplicando”, enfatizou o comando geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Ênedy Dias de Araújo.
Já o presidente da ACIJ, Rogério Freire Lopez, falou do início do projeto, há pouco mais de três anos. “Sempre acreditei que somos do tamanho do nosso sonho. O mérito é da nossa equipe, judiciário, executivo municipal e estadual, empresários, SICOOB Centro, Promotoria de Jaru, OAB e dos nossos dois deputados.
Destacou o empenho do tenente coronel PM e todos os seus militares. A equipe de inteligência da PM escolheu estrategicamente onde seria instalada cada câmera, explicou o prefeito. Temos o melhor sistema de videomonitoramento de Rondônia, que com certeza deixará a cidade mais segura e dará mais ferramenta para a Polícia Militar, disse Rogério.
“Acredito que a idealização move o homem. O judiciário não é só institucional, ele também é social, por isso apoiamos essa causa. Espero que o projeto possa propiciar mais segurança pública condizente ao que sugere a constituição”, falou o juiz de direito, Flávio Henrique de Melo.
Ainda participaram do evento, parte da diretora da ACIJ, o juiz de Direito Elsi Antônio Dalla Riva, deputados estaduais Lazinho da Fetagro e Saulo Moreira, o deputado federal Lúcio Mosquini, o presidente da OAB/Jaru, Indiano Pedroso, tenente coronel PM Plinio CRP II, o comandante da PM em Jaru, Tenente Coronel Iago Trindade, entre outras autoridades.
Equipamentos
Os equipamentos capturam imagens na tecnologia full HD, que são armazenadas na central de monitoramento, no 8° BPM. Além disso, possui tecnologia infra-vermelho, que mantém o monitoramento mesmo no período noturno. O projeto é da Acij, em parceria com uma cooperativa de crédito e a vara criminal do município.
Tenente coronel PM Plinio CRP II
Após a solenidade, todos puderam conhecer o centro de monitoramento.
Fotos e informações do anoticiasmais.com
Jornalista Lenilson Guedes