A partir desses pontos positivos, no ano de 2012 o Comando do Batalhão Belmont intensificou as atividades selecionando policiais para atuarem especificamente nas atividades do Projeto, mas mantendo o patrulhamento escolar, fortalecendo o vínculo de confiança entre a comunidade escolar e a Polícia Militar.
Este ano
Neste ano de 2017, o Projeto abrangerá os colégios Ulisses Guimarães, Flora Calheiros, Risoleta Neves, Juscelino Kubistchek e Roberto Pires, desenvolvendo duas atividades com alunos do 6º ao 9º ano, através de palestras sobre moral e ética, cidadania, direitos e deveres dos alunos, bullying, noções sobre trânsito, além de instruções sobre ordem unida e momento cívico.
Patriotismo
As palestras têm por objetivo resgatar valores como o respeito pelos professores e autoridades, aflorar o sentimento de patriotismo e o amor ao próximo, bem como oferecer uma oportunidade de se tornarem cidadãos de bem, livre das drogas, prostituição entre outros males, aos quais tem destruído o futuro de muitos jovens, que não tiveram uma chance de trilhar um caminho melhor.
Além desse acompanhamento em sala de aula, o projeto também conta com policiais militares que são especialistas em artes marciais, inicialmente com aulas de jiu-jitsu e, posteriormente, a ideia seria ampliar para as demais áreas do esporte.
Já começou
O calendário de atividades teve início no dia 06 de março, na escola Risoleta Neves, onde os policiais integrantes do projeto explicaram os objetivos e metas a serem alcançados, além de entrarem nas salas de aulas para terem os primeiros contatos com os alunos.
A aceitação da Direção das escolas, assim como de toda a comunidade e alunos foi extremamente positiva, repercutindo diretamente no comportamento e no aprendizado das crianças e adolescentes alcançados pelo projeto Policia Militar na Escola.
Fonte e fotos 5º BPM
Jornalista Lenilson Guedes