De acordo com a tenente coronel PM Fisio Elcia, isso significa conquistar o bem-estar através dos princípios do Pilates que consistem em:
Concentração e precisão – mente comanda a ação. A concentração em realizar o movimento preciso e perfeito constitui a essência do método.
Controle e centralização – através do domínio dos movimentos, tem com centro de força o grupo de músculos do abdômen, da região lombar, do quadril e glúteos, evitando forças compressivas e lesões.
Fluidez – os movimentos são fluidos, ou seja, são harmoniosos, não existem movimentos isolados, estáticos.
Respiração – utilizada durante a prática do Pilates oxigena o sangue e contribui para o controle dos movimentos.
É um método de condicionamento físico unindo os princípios orientais como: flexibilidade, controle dos movimentos e relaxamento. Os princípios ocidentais como: força, resistência física e automatização dos movimentos.
É uma atividade física de baixo impacto, pode ser praticada por criança, adolescente, jovem, adulto, idoso, homem e mulher, porém é importante uma avaliação prévia, pois cada aluno tem uma necessidade diferente. É importante certifica-se se seu instrutor de Pilates é certificado.
No serviço policial militar é importante a prática de atividades saudáveis como Pilates prevenindo doenças e otimizando o condicionamento físico, trazendo benefícios para a saúde, qualidade de vida e melhor desempenho no trabalho.
A tenente coronel PM Elcia informou ainda que será iniciado o Pilates na bola e solo no dia 14 de março de 2017, na Companhia de Trânsito e no dia 20 de março de 2017, na Companhia de Operações Especiais (COE) ambos das 08 às 09 horas. “Fique em forma com o método Pilates, a diferença é perceptível em pouco tempo”, pediu a tenente coronel PM Fisioterapeuta Elcia Andrade de Barros, da DSPM/RO.
Fotos DS
Jornalista Lenilson Guedes