Polícia Militar de Rondônia

Projetos e programas para melhorias da atuação da PM são discutidos e apresentados na Reunião de Comando

reuniao enedycapa

A primeira apresentação coube ao 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Rondon, que expôs os projetos em pleno funcionamento através do Núcleo de Policiamento Comunitário – Sou Mais que Vencedor, PM nas Escolas, Sabadão na Praça – envolvendo parcerias com Faculdades e Unidades da PM como a COE – Companhia de Operações Especiais, Banda de Música e Diretoria de Saúde. O PM nas Escolas é realizado nas manhãs antes das aulas e consiste no canto dos hinos do Brasil e Estado e hasteamento das bandeiras. À tarde com palestras sobre civismo.

reuniao alcantara

Tenente coronel PM Alcântara e equipe

“Nas Escolas que apresentavam indicadores de violência, com a aproximação da PM enfocando a prevenção, os alunos seguem sempre o caminho do bem”, disse o comandante geral, acrescentando que tem sido importante na mudança de conduta do jovem que sem conhecer as atividades da PM agia de forma rebelde. A palestra foi apresentada pelo subcomandante da PM, Nascimento, do 1º Batalhão.

Proerd

reuniao atunes

O tenente PM Antunes falou sobre o Proerd – Programa de Resistência as drogas e a Violência 100 por cento, um projeto que visa complementar os atendimentos realizados pelo Proerd nas Escolas. O Proerd 100%, disse ele será a junção do atendimento curricular ordinário do Programa com a aplicação de palestras aos alunos que não forem contemplados com o curso normal. “O diferencial será a metodologia utilizada, os profissionais participantes e o material disponibilizado”.

A Metodologia desta modalidade, segundo ele seria a aplicação dos currículos 5º, 7º, infantil e comunitário (Pais), e aplicação de palestras para os alunos não contemplados pela aplicação dos currículos, em parcerias com as prefeituras para atendimento dos alunos das escolas municipais.

Atividades delegadas

reuniao robison

O capitão PM Robinson apresentou o programa Cidade Segura. Antes mostrou um Cenário atual da capital rondoniense em relação as ocorrências atendidas pela Polícia Militar e as estatísticas divulgadas através dos registros de atendimentos nas delegacias e Central de Flagrantes e os problemas sociais em que tem como protagonista na defesa do cidadão, a Polícia Militar.

Um estudo realizado pela Polícia Militar apontou os locais com maior incidência de delitos, quais os tipos de delitos e os horários, diagnosticou os vetores de tais delitos, potencializando assim o combate ao crime, pois os esforços seriam concentrados na causa, deixando de agir reativamente e passando a atuar preventivamente.

O programa apresentado tem como indicadores, parcerias com as prefeituras municipais.

Comunicação em veículos

tb - Copia

Dentro da programação da Reunião de Comando foram abertas duas palestras. Uma para empresa TB, Tecnologia e outra para os policiais civis que trabalham na Ditel – Divisão de Tecnologia da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania. 

O gerente da empresa TB, Geraldo Gomes, disse que a empresa atende a diversos campos sociais em todo Brasil, não só na área de tecnologia.  Segundo ele o sistema de rastreamento utilizado pela TB é o mais completo do país e por se tratar de um ambiente Web possibilita estabelecer configurações padrões nos atendimentos do condutor do veículo oficial.

Registros de ocorrências

Dois sistemas para registros de ocorrências pelos policiais militares e civis são utilizados hoje, na Central de Flagrantes, em Porto Velho, e um novo sistema que já está implantado e sendo utilizado das demais delegacias nos municípios do Estado.

reuniao delegada

Dintel

A delegada Lizete Possidônio, diretora do Dintel – Departamento de Informática da Polícia Civil, falou sobre o novo sistema de registros de ocorrências nas delegacias em todo Estado. Coube ao policial civil e responsável pela implantação do Sisdepol, Vicente Onorato apresentar as novas ferramentas de registros. O Sisdepol antigo era limitado, por isso a necessidade do novo sistema “que tem formulários e interação mais rápidos com a base de dados”. Hoje o Sisdepol é utilizado apenas na Central de Polícia em Porto Velho, mas será desativado o seu uso, porém guardadas as informações cadastradas.

reuniao vicente

Cecoms

reuniao suffi

O chefe do Cecoms – Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, capitão PM Renato Suffi, falou sobre a mudança dos distintivos de bolso que visam externar ainda mais o orgulho do policial em servir na sua Unidade, o novo distintivo deixa visível o local de serviço do militar e agora terão cores diferentes para unidades de Coordenação,  Direção e Execução.

Foi apresentado o novo “uniforme” agasalho da Policia Militar do Estado de Rondônia, “agora a nossa briosa conta com essa peça de uniforme que faltava”; Segundo coronel PM Enedy o Policial Militar poderá usar em diversas atividades como confraternizações, deslocamentos.

Ainda assim foi apresentado pelo Cecoms pesquisa de opinião sobre a aceitação e a qualidade do serviço prestado pelas OPMs, tal projeto visa identificar a real visão da população no tangente ao serviço policial militar, “precisamos identificar os diferentes posicionamentos da sociedade no tocante ao serviço prestado pela corporação como um todo, pesquisadores ouvirão populares em diversos municípios, esperamos dessa maneira servir a sociedade de acordo com a demanda por ela apontada” afirma capitão PM Suffi.

Frota

reuniao padilha

Major PM Padilha repassou orientações de caráter geral sobre a frota utilizada pela Polícia Militar.

Fundo de repasses ao Funrespom

reuniao jeferson 2

 

Coube ao capitão PM Jeferson, falar sobre o Funrespom – Fundo de Reaparelhamento da Polícia Militara e a capitação de recursos utilizados pela Corporação. Vem de cota parte do governo, cota do tesouro, 100% emendas e recursos de convênios.

Cinfo

reuniao ten wiliam

O Cinfo – Centro de Informática da Polícia Militar apresentou projetos criando novos mecanismos para controle de documentos, criação, manipulação e interação em tempo real, possibilitando compartilhar e ter os arquivos online e ofline. A ferramenta teria ainda vários benefícios, como economia de papel, compartilhar, utilização em dispositivo fixo ou móvel, comunicação entre os usuários em tempo real, manipulação por arrastar e soltar. A apresentação do programa foi feita pelo tenente PM William e aspirante PM Sanchez.

A Reunião está prevista para encerrar às 17h30 de hoje, 16 de fevereiro 2017.

Fotos sargento PM Sergio

Jornalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *