O coronel PM Almeida, também orientou a população, através do canal de televisão, sobre os cuidados que a comunidade deve ter com relação a sua segurança pessoal. Para ele, a utilização do fumê/Insulfilm é questão de segurança pessoal (se o bandido não sabe o que se passa dentro do carro ele pensa duas vezes em abordá-lo).
Para ele, o cidadão deve observar sempre quando tiver em baixa velocidade e for parar. Especialmente em semáforo e deu a seguinte orientação “parar longe, ter espaço e tempo se for necessário, como também acelerar se acontecer algo suspeito, ou ter tempo para pensar em alguma reação. ” Está vendo que o sinal vai fechar, já fique lá atrás se preparando”, observou, dizendo que os primeiros são os principais alvos.
Celular e outros
Para o coronel o uso de celular dentro do carro para ver as redes sociais “é pedir para ser assaltado”. Se for ser abordado ainda leva um susto e tem chance de morrer. Outra dica importante foi àqueles que ao chegar em casa, é sempre bom esperar no meio da rua em paralelo ao portão até abrir completo para entrar ” para ter zona de escape”. O bandido sempre faz a seleção da vítima mais fácil.
Na Rua e no carro
E continuou com as dicas para o pedestre que caminhando na Rua de encontro a alguém suspeito, dê meia volta. Se de carro e conseguir, retorno, volte, não arrisque. Nunca ficar em um carro estacionado! Nunca! Não deixe nada dentro do carro estacionado à vista. Deixe no porta-malas. Se o carro tiver uma pane. Tranque-o e abandone-o. Pode inclusive esconder-se a uma certa distância. Lembre-se. Carro não é um abrigo, é um alvo.
Em seu dia a dia
Sobre rotina, ele lembrou que o bandido observa o entra e sai e os passos de sua possível vítima. Para ele é importante não por adesivo de identificação no veículo. Se o carro estiver estacionado, deve sair imediatamente. Se alguém lhe segue de carro não dê abertura lateral para o carro lhe ultrapassar.
Foto sargento PM Sergio
Jornalita Lenilson Guedes