Polícia Militar de Rondônia

Prefeito de Porto Velho fala de projetos e convênios na Polícia Militar

prefeito hildon cmt pm8

O prefeito sinalizou com a assinatura de convênios do município com o Estado para repasse de benefícios a Polícia Militar, especialmente em relação ao trânsito de Porto Velho. A participação do policial militar do trânsito na orientação de nossos condutores e desobstrução de vias por qualquer motivo de circulação tem que ser revisto, disse o prefeito.  Ele salientou ainda que embora a Segurança Pública seja um dever do Estado, todos têm que participar e a prefeitura tem o dever e a obrigação de contribuir por outras formas para o aprimoramento na questão de segurança pública.prefeito hildon cmtPM 7

Acompanhando a evolução tecnológica, o prefeito Hildon Chaves disse que vai trabalhar com as novas tecnologias em todos os setores da prefeitura. Para a área policial, segundo ele, as câmeras de monitoramento serão reativadas para contribuir essencialmente com a segurança do cidadão.

Sobre os convênios a serem assinados, o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araújo, explicou que será ampliado o efetivo apto a fiscalizar as infrações municipais, devido hoje, a quantidade de agentes municipais de trânsito para fiscalizar toda a cidade ser pouco. Com a maximização da fiscalização de trânsito na cidade de Porto Velho, principalmente pontos críticos e nas áreas mais periféricas, onde ocorrem desrespeitos maciços das infrações municipais teremos um trânsito além de seguro, sem muitas ocorrências policiais.

Atuação em conjunto preventivamente em ações educativas, como por exemplo: nas vias públicas, empresas e principalmente nas escolas, onde os alunos serão nossos futuros condutores fazem parte do convênio a ser assinado. O comandante geral falou ainda ao prefeito, dos programas de Polícia Comunitária e o Proerd – Programa de Resistência e Combate as Drogas, e demais projetos que estão sendo desenvolvidos pelo 1º e 5º Batalhões de Polícia em Porto Velho.

prefeito hildon cmtpm3

Sobre o policiamento nas ruas e avenidas, o comandante geral disse que o prefeito já ventou com a melhoria das vias para que a viatura possa chegar onde está o cidadão. Muitas vezes uma Rua ou Avenida está esburacada, não tem acesso à outra margem e a Polícia Militar fica impossibilitada, às vezes se chegar ao atendimento solicitado. Outro ponto fundamental foi quanto à iluminação pública. Ruas às escuras dão refúgio ao comércio de drogas ilícitas além de outros crimes

Ao final da visita o secretário Antonio Ocampo repassou um relatório de adequações de ocorrências sobre o carnaval de Rua em Porto Velho. Nos dados que constam a segurança pública e adequações condicionadas aos blocos carnavalescos são positivos. De acordo com o documento, nos últimos anos, com a participação da Polícia Militar, foram poucas a ocorrências. Cinco anos sem mortes nos em ensaios nos bairros e desfiles oficiais.

A redução de 32 para 16 blocos, números de ensaios pré-carnaval nos bairros e comunidades locais, horários dos desfiles oficiais e ensaios, foram fatores que contribuíram para a diminuição de ocorrências policiais. 

Da reunião participaram ainda o coronel PM Costa, corregedor geral da PMRO, tenente coronel PM Lisbôa, diretor da DAAL, o capitão PM Jeferson, do Furrespon, capitão PM Robinson, diretor do complexo de correição  e o tenente PM Adenilson, respondendo pela Companhia de Trânsito.

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *