Para o chefe da casa civil do governo do Estado, Emerson Castro, que representou o governador Confúcio Moura, na entrega dos materiais, o deputado Jesuíno Boabaid, é o mais legítimo representante da Polícia Militar na Assembleia Legislativa de Rondônia. “Eu nunca recebi uma demanda na Casa Civil do parlamentar que não fosse para a Polícia Militar”, assegurou.
O policial militar não é só hierarquia, disciplina, combate ao crime, é muito mais que isso. Ele tem valor. O que precisamos entender, explicou o chefe da Casa Civil, são duas coisas: uma é custo e outra é valor. Este não tem como medir quando um policial militar, coloca sua própria vida em defesa do cidadão, somente aquele em que viveu o que vocês vivem no dia a dia tem como fazer a justa medida do valor do trabalho de todos. “Eu venho aqui fazer justiça ao deputado Jesuíno e se hoje temos reajuste salarial para a categoria parte dele foi graças ao esforço dele. Porém temos que entender que por se tratar de recursos a PEC partiu do governador Confúcio Moura assegurado na Assembleia pelo deputado Jesuíno.
Sobre a previdência o chefe da Casa Civil deixou claro que em governos anteriores ao governador Confúcio Moura se retiravam o desconto do servidor e não repassavam ao Iperon. E ai está o resultado crítico pelo qual passa o Instituto. “Neste governo tanto a parte do servidor quanto do Estado está sendo repassado 100%”.
Explicou ainda que quando o governador assumiu a administração estadual o Iperon tinha R$ 360 mil em caixa, hoje, já passa dos 1,700 bi em caixa para garantir a aposentaria daqueles que deram de si para a construção do Estado.
Emerson Castro ainda falou da redução da criminalidade em Rondônia e o reconhecimento do governo ao policial militar que tem dado exemplos para o Brasil em ser uma das Corporações mais jutas e honesta do país. Com menor índice de desvio de comportamento e isso diz respeito a maneira com que todos cumprem seu papel com valor inestimável ao nosso povo. “Se alguém tem um desvio de conduta todos falam. Mas se faz além do dever de oficio, a população e os meios de comunicação falam que não fez mais que a obrigação e é por isso que fazemos este reconhecimento destacando o policial rondoniense.
Concurso
Respeitando aqueles que fizeram o concurso público e estão aptos a participar da Academia, o secretário chefe da Casa Civil informou que já está no PPA da Corporação, a análise para ingresso de novos integrantes da Instituição, mas por responsabilidade na folha de pagamento temos que aguardar o início do ano ver o comportamento da receita para que possamos convocar. Não sabemos quantos, mas já fizeram o concurso e tem que serem chamados para recompor os quadros das corporações policiais.
O deputado estadual Jesuíno Boabaid falou que quando militar serviu no primeiro Batalhão e ficou emocionado de seu trabalho na Assembleia em defesa dos policiais militares. Hoje, disse ele, estamos demonstrando como é importante para a Corporação ter um representante no parlamento. As associações não precisam mais está com ofícios, pedidos, porque estamos trabalhando para suprir todas as necessidades não só da Polícia Militar, também do Corpo de Bombeiros. O paramentar assegurou ainda que todos os policiais militares de 2006 podem ser promovidos a cabo. “Já solicitei ao governo para enviar uma mensagem neste sentido”.
Jesuíno Boabaid explicou ainda sua manifestação na Assembleia para discutir a carga horária de policiais militares “que não podem trabalhar de forma excessiva”. Tenho profundo respeito pelo Comando da PM, mas queremos melhorar ainda mais o desempenho de cada integrante da Polícia Militar em seu trabalho e “no ano de 2017 vamos organizar esta jornada de trabalho”.
Além dos materiais entregues o deputado que já tem uma folha intensa de recursos e aquisições de veículos e outros sempre beneficiando a Corporação, disse já ter emendas para aquisição de dois ônibus: um para o Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade I, em Porto Velho, e outro para a Banda de Música da Instituição. “O que pudermos fazer em nosso mandato, vamos fazer, tudo em benefício de minha Corporação”.
Ele também agradeceu ao governo do Estado pelos Cursos que foram realizados na Polícia Militar. Analisem e vejam quem trabalhou e hoje quem trabalha, quem não tem envidado esforços para garantir melhorias a Instituição militar. Outros vieram e nada fizeram. Estarei honrando cada voto que foi depositado para mim. “Não tenho mágoa e nem raiva de ninguém”, o meu mandato é para atender a minha Corporação, finalizou.
O comandante geral da Polícia Militar coronel PM Ênedy Araújo, disse ser importante para a Polícia Militar os equipamentos adquiridos através das emendas parlamentares, especialmente do deputado Jesuíno Boabaid. São equipamentos de grande utilidade que fazem funcionar de forma eficaz tanto daqueles da área administrativa como o trabalho fim da Corporação que é o policiamento ostensivo e preventivo.
O 1º Batalhão recebe hoje sete computadores, sete impressoras multifuncionais, duas câmeras fotográficas, além dos repasses para construção de melhorias para o Batalhão e equipamentos a Força Tática. São novos equipamentos que substituirão outros que há muito tempo vem sendo utilizado pelos policiais militares do Batalhão. “A prioridade que o deputado dá para a Policia Militar tem nosso reconhecimento”, explicou Ênedy.
O caminho
O coronel PM Ênedy explicou porque as vezes a emenda é liberada e os equipamentos demoram a chegar. Um caminho que começa com a emenda apresentada pelo parlamentar, segue a Casa Civil para liberação junto a Secretaria de Planejamento que faz com que a emenda chegue a diretoria financeira da PM para que possa ser transformada na compra de equipamentos ou outros.
Prestação de contas
Vamos fazer uma prestação de contas de tudo que a Polícia Militar recebe, paga e investe, falou o coronel PM Ênedy, explicando que é para que o cidadão e o próprio Policial Militar possa saber de que forma e quanto o Estado investe na Segurança Pública, especialmente na Polícia Militar. Pretendermos fazer uma divulgação dessa informação para que possamos mostrar uma Polícia de forma transparente.
Veículo entregue
Grupamento 1º BPM
Fotos soldado PM Edleusa
Jornalista Lenilson Guedes