Daniel Pereira também citou o compromisso do governador Confúcio Moura com a qualificação dos policiais. Ele agradeceu também pela forma como a Assembleia Legislativa apoiou a PM e citou os esforços do deputado estadual Jesuíno Boabaid, também presente ao evento, em destinar emendas parlamentares para equipar a instituição em Rondônia.
BOIA-FRIA
Outro destaque no discurso do governador em exercício foi o registro de que assumiu a missão de substituir o governador Confúcio Moura no dia 22 deste mês, data em que o estado completou 35 anos de criação. Ele falou com orgulho da missão, que se contrapõe ao fato de ter sido boia-fria, referindo-se à experiência de trabalhador rural exercida na infância.
Os dois cursos custaram ao estado pouco mais de R$ 1,8 milhão. O investimento retorna à população em forma de qualidade nos serviços de segurança pública, como definiu o comandante geral da PM, coronel Ênedy Dias.
Só neste ano, conforme o comandante, foram investidos mais de R$ 15 milhões nos cursos de formação de oficiais e soldados, seminários e palestras. Ênedy Dias disse que o fluxo para as promoções e formação são prioridade da instituição e visam potencializar a qualidade dos serviços prestados.
HOMENAGEM
Tanto o governador em exercício quanto o comandante da PM homenagearam a deputada estadual Lúcia Teresa, apontada como amiga da instituição, que morreu durante a madrugada, no município de Cacoal. Daniel Pereira disse que ela havia programado entregar equipamentos para a Guarda Mirim de Espigão d’Oeste, onde a parlamentar tinha base eleitoral.
Coronel PM Enedy
Para o comandante na busca de aperfeiçoar a prestação dos serviços oferecidos pela Polícia Militar, “priorizamos a motivação, valorização e reconhecimento dos profissionais que dedicam a sua vida para cumprir as missões de servir e proteger a população”.
A PM disponibiliza o fluxo de carreira através das promoções e realização dos cursos de formação de oficiais, sargentos, cabos e soldados; o treinamento continuado da tropa através de curso para oficiais superiores; curso de aperfeiçoamento de sargentos, curso de patrulhamento tático móvel – Patamo – primeira turma formada em Rondônia, entre outras instruções, palestras e seminários, sempre buscando a melhor preparação do efetivo, que certamente resulta em mais qualidade do policiamento ostensivo e um atendimento técnico profissional de alto nível em situações emergências.
Mas tudo isso graças a dedicação e a determinação do governador Confucio Moura que quer, assim como o vice-governador uma Polícia qualificada para um bom atendimento a comunidade rondoniense. “Uma Polícia Militar como instrumento de paz”.
Mas foi o tenente coronel PM Francisco Neurimar, diretor do ensino da PM, quem deu a noção do que é participar do curso de formação de sargento, por exemplo. Foram mais de seis meses de formação intensa, com distância da família, pois muitos vieram do interior do estado, e sacrificando eventuais momentos de descanso. “A sociedade deve ter a certeza de que receberá profissionais com o maior grau de competência e profissionalismo”, garantiu num breve pronunciamento.
Neurimar citou também o apoio incondicional das famílias como componente do sucesso dos ex-alunos. “A compreensão deles foi fundamental”, disse.
Cursos
Os sargentos Francisco Laerte Júnior, do curso de aperfeiçoamento de sargentos, e Claudio Moraes, de formação de sargento, receberam diversas homenagem por terem sido os primeiros classificados em suas turmas.
Outorga a Medalha “Honra ao Mérito Cultural” ao Sargento PM LAERTE 1º do CAS – CFS PM/2016 – PORTARIA Nº 116/DP-5, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 , oferecido pela Corporação.
Sargento PM LAERTE 1º do CAS
Antes de encerrar a cerimônia, os policiais soltaram a voz na Canção da Polícia Militar, e com indisfarçável orgulho, mostraram para familiares, amigos e autoridades, o sentimento que fica após esta etapa da carreira. “Sou leal e forte por dever, em prol da liberdade social posso morrer”, cantaram disciplinadamente.
Sargento PM Claudio 1º do CFS
CAS – O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da Policia Militar
È requisito obrigatório para a promoção dos segundos-sargentos a Graduação de 1º sargento. O CAS 2016 teve início em 20 de setembro do corrente ano, com a participação de 40 2º sargentos, oriundos das turmas de Formação de Sargentos do ano de: 2005, 2007 e 2010 e foi realizado no período de três meses, com carga horária 600 horas-aulas.
Os 2º sargentos concludentes do CAS, a partir de agora poderão Desenvolver suas funções tanto na área operacional, quanto na área administrativa, nas diversas Unidades da Corporação, contribuindo com as experiências adquiridas durante esse período, par a melhoria dos serviços prestados para a Policia Militar.
CFS – Curso de Formação de Sargentos
O Curso de Formação de Sargentos – CFS 2016, teve início no dia 11 de julho de 2016 com 195 alunos a sargentos, sendo 126 por convocados por antiguidade e 54 através de processo de seleção interna. Durante um período de cerca de seis meses em tempo integral, tiveram 1050 horas-aulas de carga horária. Passaram por 45 disciplinas e realizaram mais 50 avaliações.
A peculiaridade da união de dois tipos de policiais, quais sejam os convocados para o Curso através da antiguidade, e os convocados através do processo de seleção interna fez desse Curso a oportunidade perfeita para forjar o melhor sargento que a PMRO poderia ter, através da união da experiência e da juventude.
Outorga a Medalha “Honra ao Mérito Cultural” ao Sargento PM LAERTE 1º do CAS – CFS PM/2016 – PORTARIA Nº 116/DP-5, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016 , oferecido pela Corporação.
Fotos soldado PM Edleusa
Jornalistas Nonato Cruz e Lenilson Guedes