Para o secretário adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Luiz Roberto de Matos, os trabalhos realizados pelos policiais miliares do 1º Batalhão refletem nas demais Unidades. São homens e mulheres abnegados em prol da Segurança Pública. Os projetos sociais desenvolvidos pelo Batalhão fazem a diferença na sociedade. O secretário adjunto da Sesdec também reconheceu o trabalho desenvolvido pelos policiais militares do Batalhão que fazem suas atividades muito além do que o regulamento exige. Mesmo sendo um dever constitucional e profissional, os policiais militares tem “sacrificado suas horas de lazer e convívio familiar”, para dar segurança à população em geral.
O 1º Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Rondon, pioneiro, tem em sua tropa, homens e mulheres capacitados e voltados ao mister policial militar que é a Segurança da sociedade, especialmente de Porto Velho, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Ênedy Araújo. “Cada um dos oficiais e praças recebe meu reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito em prol da Segurança Pública, com grande profissionalismo e o resultado é cada vez mais surpreendente, falou o comandante geral. Para ele, o trabalho que cada policial militar desenvolve é visível a participação familiar, pois cada uma tem dado este suporte para que eles tenham a tranquilidade de exercer suas missões pois sabem que ao retornar para casa encontram uma família que o ama. Polícia Militar, um instrumento de paz para a sociedade rondoniense.
Medalha
A Medalha foi criada este ano por iniciativa do comandante do Batalhão, tenente coronel PM Antônio Matias Alcântara, que segundo ele, visa também agradecer autoridades e público civil que “foram fundamentais para aumentar o entrosamento e parceria entre a Polícia Militar e a sociedade”. O tenente coronel Alcântara enumerou várias de suas ações para uma maior aproximação da PM com a população, dentre elas, a reativação do Núcleo de Polícia Comunitária e a participação da tropa junto as Escolas que por este exemplo já se ver novos cidadãos e cidadãs forjados no respeito às leis e as famílias.
Segundo ele, em seu comando a inversão de valores foi refeita. Enquanto os bandidos estavam nas ruas o cidadão estava preso. Com o estímulo e reconhecimento aos policiais militares do Rondon, as prisões e recapturas começaram a fazer o efeito desejado. Em sua área foram cerca de 600 foragidos recapturados, 220 armas apreendidas, 300 veículos recuperados, 177 kg de drogas apreendidas, 3 mil prisões em flagrante, cobertura, só este ano, em mais de 115 eventos, 70 ações e operações em apoio à órgãos públicos e 73 operações policiais militares.
O tenente coronel PM Alcântara reconheceu em seus policiais militares a excelência do serviço operacional. “Se me perguntarem com quem servi, direi que servi ao lado de verdadeiros guerreiros, combatentes incansáveis e destemidos. Citando ao final seu lema: Minha tropa meu orgulho!”.
Entre os agraciados encontravam-se os ex-comandantes do Batalhão Rondon. Recebeu sua Medalha o coronel PM RR Walnir Ferro de Sousa. Entre os agraciados estavam os deputados estaduais, Herminio Coelho, doutor Neidson, jornalista Arimar Sousa de Sá e o historiador Anysio Gorayeb.
* fotos em instantes
Fotos soldado PM Jordan
Jornalista Lenilson Guedes