Encerrando o 2º Semestre, foi realizada no dia 8 de novembro de 2016 na Quadra da E.M.E.F. – Escola de Ensino Médio e Fundamental João Ribeiro, em Porto Velho, a solenidade de formatura das Escolas Municipais: E.M.E.F. Pedro Batalhão, Olavo Pires, João Ribeiro e, no dia 10 de novembro, na Associação São Tiago Maior, as Escolas municipais Chapeuzinho Vermelho, São Miguel e Maria Nazaré. Ao total foram 630 alunos do 5º ano que foram atendidos com o programa do Proerd durante o semestre. As aulas foram ministradas pelos instrutores sargento PM Conceição e cabo PM Cleiton.
A formatura contou com a participação de estudantes, familiares, professores, SEMED (Secretaria Municipal De Educação, Coordenador Executivo do Proerd e equipe de Proerdianos, e outros representantes da Polícia Militar do Estado de Rondônia.
O principal objetivo do programa é prevenir o uso de drogas entre crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, além do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental. Os cursos são ministrados por policiais militares fardados, durante 10 semanas, com uma aula semanal e uma hora de duração. Os alunos recebem o auxílio de material especialmente desenvolvido para o Proerd.
O Proerd, hoje, está em todas as polícias militares do país e também é considerado o melhor programa de prevenção às drogas do mundo. Na formatura, os estudantes fazem um juramento para se manterem longe das drogas e da violência, recebendo o Diploma de conclusão de curso.
Durante as aulas as crianças realizaram um trabalho que consisti em responder a cartilha, brincadeiras, músicas e fazer uma redação.
Trechos das redações Proerd.
“No Proerd eu aprendi a respeitar as pessoas e que as drogas fazem muito mal pra nossa saúde. No Proerd aprendi a tomar decisões seguras e responsáveis que vão ajudar na minha vida e na das pessoas ao meu redor. Minha experiência com o Proerd foi ótima”. 5º B – Erivan / Escola Olavo Pires.
“O Proerd me ensinou o caminho do bem, que não devemos fumar nem beber porque faz mal para nossa saúde. Uma lição pra toda vida. Quando eu ver uma pessoa fumando vou falar, meu amigo não fume porque faz mal pro pulmão. Eu nunca vou fumar na minha vida”. 5º B – Aline Alves/ Escola Pedro Batalha.
Com informações do Proerd
Fotos soldado PM Raicinaluz
Jornalista Lenilson Guedes