Polícia Militar de Rondônia

Campanha Novembro Azul na Polícia Militar de Rondônia

novembroaz

A Diretora de Saúde, tenente coronel PM Dent. Elizabeth, informou que o mês de novembro é dedicado internacionalmente  às ações referentes ao câncer de próstata e a saúde do homem.  Afirmou ainda que assim como no outubro rosa, os oficiais de saúde, desde a capital ao interior, estarão desenvolvendo ações em prol dessa luta, a prevenção ao câncer. 

O câncer de próstata quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos em 90% dos casos. Informou ao final que o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e Sociedade Brasileira de Urologia recomendam que todos os homens com 45 anos de idade em diante façam um exame de próstata anualmente, o que compreende a realização do toque retal e o PSA. Lembrou ainda que aqueles que têm algum histórico familiar busquem o médico especialista, e que em Porto Velho, há em média 09 (nove ) urologistas.novembroazul

O subcomandante geral coronel PM Clairton, ressaltou o valor dessas campanhas para a Instituição, que o Novembro Azul, em especial, traz a importância do homem cuidar da sua saúde, que no caso do câncer de próstata, ainda há muito preconceito, devido à realização do exame de toque retal, mas que precisamos vencer essas barreiras, para nossa própria saúde.

De acordo com o Portal Brasil, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos.No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

A Diretoria de Saúde compromete-se com essa causa, juntamente, com as Formações Sanitárias presentes nas três áreas de policiamento. Todos no combate ao Câncer de Próstata.

Foto e fonte tenente PM Tatagiba

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *