Estiveram compondo a mesa o deputado estadual Jesuíno Boabaid, o representante do vice-governador, Dorvalino Garbelini, o Secretário de Justiça e ex-diretor do CTPM, coronel Marcos Rocha, representando a Seduc, professora Elizabeth Siqueira, o coronel PM Antiógenes Lessa, representando a Polícia Militar, coronel PM Apolônio Serafim, Diretor Geral do CTPM, Coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Irani Oliveira, capitão PM Washington, ex-aluno, diretor da APM, sargento PM Marcelo.
O coronel PM Gonçalves, Corregedor Geral e o coronel PM Almeida, CRP I, além de oficiais ex-diretores, a exemplo do coronel PM RR Santos, e praças da PM, foram condecorados com a Medalha Mérito do Colégio Tiradentes. Professores, militares e funcionários atuais foram agraciados com um Diploma, também como forma de reconhecimento. “Estes professoras, funcionários civis e militares valentes, fortes, verdadeiros guerreiros e perseverantes, o CTPM solidificou-se e foi ampliando o espaço de conquistas educacionais no decorrer dos anos”. Assim são merecedores da honraria.
O evento foi aberto com uma citação de Rubem Alves, remetendo o ensino aprendizagem a liberdade de um povo que busca e tem o conhecimento. “Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode leva-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm dono”.
Este pensamento, segundo a direção geral do CTPM, está carregado de sabedoria porque a trajetória educacional do CTPM – Colégio Tiradentes da Polícia Militar tem-se configurado por um processo democrático de luta para que não fosse apenas gaiola, podando a liberdade dos pássaros, e sim, preservando a essência deles que é dar-lhes asas para que alcem voos em busca de novos horizontes mantendo seus sonhos para que nesta escola se forme verdadeiros cidadãos primando valores éticos e morais.
Os pioneiros do CTPM lembraram que no início o Colégio foi criado para atender a família de militares, passo a passo, os educadores e funcionários militares criaram um elo sólido e, de mãos dadas, construíram uma caminhada que, hoje, merece referência entre a escola e a comunidade escolar, pais, alunos e professores que não mediram esforços para consolidar a identidade desta Instituição Escolar. “Preservar a memória institucional é manter a instituição vida e uma forma de fortalecer suas bases”.
Elogio
O diretor do CTPM coronel PM Apolônio Serafim, concedeu elogio aos alunos do Batalhão Alferes e seus pais, “pela dedicação e comprometimento às ações e condutas por eles praticadas, dignas de um exercício consciente de civismo e cidadania. Alunos cujo objetivo busca a priorização do ensino no processo educacional, a transmissão de pequenos valores como amor, ajuda ao próximo e a busca incessante da excelência no aproveitamento escolar”. Condições que os tornam um “Alferes”.
O diretor lembrou ainda dos pais e responsáveis pelos alunos Alferes “pois sem as suas contribuições esses objetivos não seriam alcançados”.
Agraciados com Medalha e diploma
Coronel PM Lessa
Coronel PM Almeida
Tenente coronel PM Alexandre
Tenente coronel PM Alcântara
Autoridades e RR
Deputado Jesuino
Dorvalino Garbelini
Coronel PM RR Santos
Outros agraciados fotografias no facebook da Polícia Militar
Fotos soldado PM Edileusa
Jornalista Lenilson Guedes