Cerca de 60 policiais militares participaram de uma palestra educativa com o médico urologista Nilton Y. Migiyama. Foram esclarecidas quais as doenças mais comuns da próstata (câncer, hiperplasia prostática benigna e infecções da próstata), também mencionou as manifestações clínicas do câncer e quais os fatores de risco para desenvolver a doença.
“O câncer de próstata geralmente é assintomático por isso, os exames preventivos como exame de sangue (PSA), o toque retal e a biópsia da próstata são tão importantes para um diagnóstico precoce. A descoberta do tumor inicial eleva as chances de cura” destacou o médico.
Hábitos saudáveis de vida colaboram para a prevenção geral de qualquer tipo de câncer e também do câncer de próstata. São recomendados, fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos por isso a importância dos exames preventivos começarem na idade certa mesmo que não exista ainda nenhum sintoma.
Texto e fotos: Tenente PM Dent Luana
Jornalista Lenilson Guedes