Polícia Militar de Rondônia

Atividades da Campanha Outubro Rosa na Polícia Militar de Rondônia

tatagiba

Durante o mês o programa de Saúde Preventiva da PMRO em conjunto com as Formações Sanitárias presentes nos Batalhões, seguindo o calendário anual da Diretoria de Saúde, desenvolveram ações com o objetivo de conscientizar as policiais e bombeiros militares femininas, bem como as servidoras civis e familiares das formas de prevenção de câncer de mama e estimular a detecção precoce da doença, pois se sabe que a detecção precoce do câncer de mama, em grande parte dos casos, aumenta as chances de tratamento e cura da doença.

Desta forma, realizou-se no Comando Geral e no Corpo de Bombeiro em Porto Velho e também no 2º, 3º e 7º Batalhão nas cidades de Ji-Paraná, Vilhena e Ariquemes palestras educativas com profissionais da área da medicina, psicologia e enfermagem.  No total, 239 pessoas foram beneficiadas com os eventos alusivos ao “Outubro Rosa”, que além de promover informações importantes acerca do câncer e hábitos saudáveis, tiveram homenagens às mulheres que passaram ou estão em tratamento desta patologia.

COE

tataga0

Outro destaque foi à parceria da COE (Companhia de Operações Especiais) na “Campanha Outubro Rosa”. No dia 10, o Comandante da COE tenente coronel PM Alexandre organizou um momento para que a Diretora de Saúde, juntamente com outros Oficiais de Saúde, pudesse transmitir informações sobre a luta contra o câncer de mama, conscientizado os policiais militares e servidores civis da companhia.

Todos os presentes, tanto mulheres como homens, participaram do momento, com o objetivo de que pudessem se tornar multiplicadores em suas casas e na sociedade. Os policiais militares utilizaram ainda em suas fardas o símbolo da campanha, o laço rosa, e durante o mês de outubro o quartel da COE ficou iluminado com a cor rosa para alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Lenços

tatagiba2

Promoveu-se também em Porto Velho uma arrecadação de lenços para as mulheres em tratamento de câncer de mama e em Ji-Paraná através do “Projeto Força na Peruca”, já existente no município, estimulou-se a doação de cabelo para confecção de perucas.

O mês de novembro será dedicado a ações de saúde referentes ao câncer de próstata e a saúde homem. A Diretoria de Saúde da Polícia Militar, assim como no “Outubro Rosa”, enfrentará essa batalha em prol da vida.

Foto e fonte tenente PM Tatagiba

Jornalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *