A entrega do prêmio aos vencedores aconteceu após a inauguração do Salão Nobre Rosilda Schockness, no edifício Pacaás Novos, no Palácio Rio Madeira. As atividades são parte das comemorações da Semana do Servidor Público.
O governador Confúcio Moura destacou o volume de projetos inscritos como uma demonstração de compromisso do servidor público com a eficiência e a boa prestação de serviços à população.
Dos 310 projetos inscritos, número superior ao de 2015, foram selecionados 242 pelos critérios técnicos para a etapa seguinte.
Após a pontuação técnica, os projetos foram votados pelos servidores através da internet, com direito a campanha nas plataformas digitais. O resultado apontou os 10 mais votados. Todos receberam medalhas comemorativas.
O anúncio dos três vencedores e do classificado com menção honrosa foi feito com o auditório lotado de servidores e convidados, com torcidas apreensivas e clima de suspense.
Márcia Fernandes da Silva, a primeira colocada, comemorou a vitória com o projeto Acessibilidade e Eficiência do Livro Didático com a criação do aplicativo E-book, na temática Uso Eficiente dos Recursos Públicos.
O segundo lugar foi para Crislei Tavares de Sá, servidora efetiva do Detran em Candeias do Jamari, que ganhou o prêmio de R$ 8 mil com o projeto Lei Seca, educação para o trânsito e o atendimento ao cidadão são prioridades do Detran.
Em terceiro lugar ficou servidor comissionado do Detran de Porto Velho Edrei Riça dos Santos Cruz, como projeto Unificação das bases 192 e 193, de serviços de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros. Ele recebeu o prêmio de R$ 6 mil.
A servidora da Seduc Josélia Brilhante de Souza, de Ouro Preto do Oeste, ganhou menção honrosa como projeto Saúde Musical.
QUEM GOVERNA
Para Confúcio Moura, a participação dos servidores com projetos que tornam o estado mais eficiente e competitivo retratam o compromisso que existe com o desenvolvimento. “O servidor, é quem governa o estado. É sobre seus ombros que está o peso do serviço à população”, exemplificou.
A qualidade dos projetos apresentados também mereceu destaque do governador. Ele pediu que os superiores hierárquicos dos autores das propostas façam uma apresentação detalhada aos secretários a fim de buscar uma forma viável da aplicação prática de cada um.
Sobre as propostas dos vencedores, Confúcio disse que são fruto de inspiração que faz bem ao estado e comentou alguns deles. A respeito da disponibilização dos livros didáticos através de conteúdo digital, explicou que estudantes poderão acessar com mais facilidade o material. “Não deixa ninguém sem livro”, explicou.
POUPANÇA
Confúcio fez longo elogio ao projeto classificado em segundo lugar, que trata da Lei Seca como prioridade do Detran. Segundo o governador, a legislação não é voltada para punir, mas “para fazer uma poupança de vidas e traumas”, na medida em que busca evitar acidentes.
O conteúdo tecnológico que aparece em todos os 10 projetos que chegaram à final do concurso também foi lembrado pelo governador.
O Prêmio Boas Ideias foi criado por decreto em novembro de 2013 e é coordenado pela Superintendência de Estado de Assuntos Estratégicos. É um estímulo à criação de ações de modernização no âmbito do Poder Executivo Estadual.
Os outros finalistas foram: Arly Dias Cabral, do Detran, com o projeto Foco no Trânsito; Elcilene Neves de Araújo Ribas, da Seduc, com Formação Continuada à Distância –A Tecnologia a serviço dos profissionais da educação em Rondônia; Francieli Fernanda da Silva, ex-estagiária da Seduc, com Facilitando o aprendizado do aluno cego: Alfabetizando com materiais de baixo custo; Juliano Marques Ximenes, da Polícia Militar, com Pecuária Control – App de controle de rebanho; Kênia Pinho Bernardino Machado, da Idaron, com Criação de Aplicativo para Declaração de Vacina de Febre Aftosa; e Valdeci Filho Ribeiro Melo, da Seduc, com Biblioteca Solidária.
Fonte e texto e foto – Secom governo do Estado
Jornalista Lenilson Guedes