A Polícia Militar do Estado de Rondônia realizou no início da noite desta terça-feira (27) a solenidade de conclusão do I Curso de Patrulhamento Tático Móvel – I CPATAMO no Quartel do Comando Geral da PM. O curso com duração de aproximadamente dois meses foi planejado e realizado pela COE – Companhia de Operações Especiais, tropa reserva do Comando da Corporação.
O I CPATAMO teve carga horária de 700 horas aulas distribuídas em 28 disciplinas – teóricas, práticas, simulações e estágio operacional. Durante os 67 dias letivos os alunos foram submetidos a extenuante treinamento psicológico, físico e técnico que visa a preparação do perfil do patrulheiro tático.
Dos 39 matriculados, 23 conseguiram concluir o curso e puderam participar da solenidade desta terça-feira na presença de familiares, amigos e autoridades, como o Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, Comandante Geral da PM, Coronel PM Clairton Pereira da Silva, Subcomandante . O primeiro curso da tropa especializada teve como coordenador o Capitão PM Carlos Gomes e como Coordenador Adjunto o Capitão PM Braguin.
A equipe do Patamo é formada através do trinômio: Pessoal, Equipamento e Treinamento.
A solenidade que finalizou o I Curso do Patamo teve demonstrações de técnicas do Pelotão de Patrulhamento Tático Móvel e homenagens aos primeiros colocados no Curso.
De acordo com o Tenente Coronel PM Fábio Alexandre Santos França, Comandante da COE, com mais essa formação a Companhia conseguiu fechar um ciclo que estava pendente, cumprindo, desde já, com os aspectos doutrinários de emprego operacional da tropa. “A partir de agora estes homens têm uma missão: honrar com toda as características de um verdadeiro Patrulheiro Tático, com todos os ensinamentos que lhes foram passados nestes dias de especialização. A sociedade espera e sempre esperará por homens qualificados que possam promover o melhor atendimento ao cidadão a proteção da sociedade sob nossa responsabilidade”, ressaltou o Coronel PM Alexandre.
Para o Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, este dia é um dia histórico, mais um que ficará registrado nos 40 anos de história da PM. “A PM de Rondônia se sente honrada com a incansável busca dos integrantes da COE em estarem sempre mostrando interesse na busca pela formação necessária, inclusive apresentando projetos de cursos e estágios. Com isso, temos uma tropa sempre preparada para melhor atender a população”, elogiou o Comandante Geral que concluiu: “Quem ganha sempre é a população que vai ter uma segurança melhor, uma segurança onde o Policial Militar tenha o preparo e condições de enfrentar qualquer situação de perigo. Parabéns a todos por essa conquista”.
IMAGENS SD PM RAICINALUZ
JORNALISTA SD PM Paula Casagrande