Polícia Militar de Rondônia

Projeto “PM na Escola” é implantado no colégio Capitão Cláudio, em Porto Velho

projeto1

A Escola localizada na Rua João Elias de Souza, bairro Cidade do Lobo, zona sul da capital, foi escolhida pela Corporação pelo seu alto índice de ocorrência envolvendo seus alunos. “Para nós, o projeto é um desafio, pois sabemos das dificuldades que a Escola enfrenta com relação à disciplina com seus alunos”, relatou o sargento PM Dirane.  Cabo PM Macedo ressaltou que o principal objetivo dos militares na escola é trabalhar de forma preventiva através do esporte e palestra sobre drogas ilícitas, álcool e tabagismo.

João Jorge da Silva, diretor da Escola, informou que, mesmo com o pouco tempo de existência do projeto, já vemos uma mudança visível com relação à disciplina dos alunos. “Hoje já podemos perceber uma melhora no comportamento do aluno, principalmente nos horários de entrada e saída”.projeto2

Outro resultado positivo do projeto, ressaltado pela orientadora pedagógica da Escola Lilia Maia, foi a diminuição de crimes no interior e nos arredores da escola. “Antes tínhamos muitas ocorrências de agressões e até mesmo vandalismo dentro da Escola. Atualmente essas situações não existem mais, melhorando significativamente nosso trabalho com o alunado.” Rana Maria, de 14 anos, aluna da 7° série, disse “que os policiais são amigos e tratam todos bem”.

Tenente coronel PM Alcântara, comandante do Primeiro Batalhão, lembrou que o projeto não visa transformar o Colégio em uma Escola militar. “Queremos apenas modificar a atual realidade deste educandário, proporcionando um lugar saudável e harmonioso para os alunos que queiram verdadeiramente estudar.” Segundo o chefe do Núcleo de Polícia Comunitária do Batalhão, subtenente PM Nascimento, o projeto vem recebendo elogios por parte de diretores de outras escolas. “Felizmente nosso projeto vem sendo visto com uma iniciativa positiva pela comunidade escolar da capital e já recebemos convites para implantar essa ação social em outras escolas”. O projeto não tem data para terminar e possivelmente será inserido em outras escolas.

projeto3

Texto e fotos: SD PM Carleilson

**

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *