Polícia Militar de Rondônia

Programa de treinamento para reserva remunerada na PMRO

formacaosani

Os policiais militares expuseram suas expectativas e desejos diante dessa nova fase de suas vidas e, no formato de roda de conversa, as tenentes psicólogas trabalharam a importância dos mesmos se atentarem e começarem a se preparar para o momento da Reserva Remunerada,  analisando vários aspectos que são de grande relevância, como: significados da aposentadoria, saúde e qualidade de vida (processo de envelhecimento sadio, educação alimentar, prática de atividade física, longevidade e sexualidade), integração familiar e social, educação e o empreendedorismo, legislação referente a Reserva Remunerada e o a construção ou atualização do projeto de vida .formacaos

Foi apresentada ainda a proposta para a segunda fase do projeto que é o desenvolvimento de um “Programa de Treinamento para Reserva Remunerada”, em um formato mais extenso, de 40 horas, com encontros quinzenais, para trabalhar mais profundamente cada temática que havia sido discutida pela manhã. Os policiais militares puderam participar ativamente da construção dessa nova etapa do projeto, sugerindo atividades e temáticas que possam contribuir para uma melhor qualidade de suas vidas, a partir do momento que entrarem para Reserva Remunerada.

As sugestões na estrutura e nas temáticas que não estejam presentes no Plano de Ensino do Programa de Treinamento para Reserva Remunerada, poderão ser posteriormente inclusas.  Essa fase acontecerá ainda em outras OPMs pelo Estado, conforme cronograma já estipulado.

O “Programa de Treinamento para Reserva Remunerada” tem o objetivo geral de capacitar os Militares (Policiais Militares e Bombeiros Militares) para que desenvolvam as ferramentas e condições favoráveis, para que a transição para a Reserva Remunerada seja um processo tranquilo, gradual e planejado, com vistas a promover a qualidade de vida e evitar danos à sua saúde física e mental.

Além de conscientizar os militares sobre as peculiaridades que a reserva remunerada traz à realidade social, tanto no que se refere às possibilidades e ganhos, quanto às dificuldades e perdas que o processo pode ocasionar. Proporcionar, momentos, nos quais os militares, que vivenciam um momento semelhante, poderão compartilhar suas ansiedades, medos, dificuldades, expectativas e novas aspirações.

Facilitar o acesso a informações relativas a assuntos importantes aposentadoria, saúde e qualidade de vida, atividades físicas, educação alimentar, lazer, sexualidade, educação financeira, educação e empreendedorismo, orientação jurídica, convivência familiar e social, projetos sociais entre outros. E estimular a identificação de alternativas pós- reserva remunerada.

formacaosanPara a criação do Programa de Treinamento para Reserva Remunerada utilizou-se como fonte de pesquisa o Guia de Ações do Projeto Qualidade de Vida da SENASP. Assim como programas semelhantes que foram elaborados e executados por outras policias militares, como a Polícia Militar de Alagoas (PORTARIA N° 047/2014-GCG/ASS) e pelo Exército Brasileiro (EB10-IG-02.008).

*

Fonte e foto Formação Sanitária do 2º BPM

Jornalista Lenilson Guedes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *