PMRO discute segurança nas Eleições Municipais de 2016

DSC 7311

DSC 7311A segurança nas Eleições Municipais de 2016 foi discutida no Quartel do Comando Geral no início da tarde desta segunda-feira (29). Este ano as eleições são para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais. O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro. Nos municípios onde há segundo turno, este será no dia 30 de outubro.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, reuniu-se com o Subcomandante, Coronel PM Clairton Pereira da Silva, o Chefe do Estado Maior, Coronel PM Ranilson Lira Bryner, o Chefe da Coordenadoria de Planejamento Operacional, Coronel PM Rogério Torres Cavalcanti, o Juiz de Direito e Supervisor da Comissão de Segurança das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Ênio Salvador Vaz, a Coordenadora  de Segurança das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Lia Maria, e a Coordenadora do Disque-eleições 148.DSC 7316

Segundo o Juiz Ênio, o planejamento começou há vários meses e é preciso ser minucioso para que, no dia, tudo ocorra da melhor maneira possível, de maneira ordeira: “Nós estamos trabalhando, continuamos trabalhando e contamos com o apoio da Polícia Militar para que as eleições sejam bem sucedidas. Todos estamos empenhados no mesmo propósito: dar a garantia para que o cidadão, no dia da eleição, possa votar com tranquilidade”.

A Segurança das Eleições é garantida através de parcerias entre o TRE, os Cartórios Eleitorais, a Polícia Militar, a Polícia federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal.

Para a Coordenadora de Segurança das Eleições do TRE, Lia Maria, a logística de segurança realizada em anos de eleição é indispensável para que o processo eleitoral corra da maneira adequada. “Todos os anos de eleição o TRE faz essa logística de segurança, que comporta segurança de pessoas, seguranças de bens (urnas eletrônicas), da população em geral e do processo eleitoral em si. Para isso é indispensável esse contato com as forças de Segurança Pública no Estado e até Federais”, enfatiza.

Para o Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o papel da Polícia Militar durante as eleições é bem definido e planejado de forma enérgica. “Nosso papel é garantir a segurança do pleito eleitoral para que tudo ocorra conforme a legislação eleitoral determina que seja. Principalmente no dia das eleições, para que ninguém cometa aqueles crimes específicos, em especial a compra de votos, a boca de urna. Garantimos também que todo eleitor possa comparecer ao local de votação com o máximo de segurança”, finaliza.

IMAGEM SG PM Sérgio

JORNALISTA Paula Casagrande