A segurança nas Eleições Municipais de 2016 foi discutida no Quartel do Comando Geral no início da tarde desta segunda-feira (29). Este ano as eleições são para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores que vão integrar as Câmaras Legislativas Municipais. O primeiro turno das Eleições 2016 será no dia 2 de outubro. Nos municípios onde há segundo turno, este será no dia 30 de outubro.
O Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, reuniu-se com o Subcomandante, Coronel PM Clairton Pereira da Silva, o Chefe do Estado Maior, Coronel PM Ranilson Lira Bryner, o Chefe da Coordenadoria de Planejamento Operacional, Coronel PM Rogério Torres Cavalcanti, o Juiz de Direito e Supervisor da Comissão de Segurança das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Ênio Salvador Vaz, a Coordenadora de Segurança das Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Lia Maria, e a Coordenadora do Disque-eleições 148.
Segundo o Juiz Ênio, o planejamento começou há vários meses e é preciso ser minucioso para que, no dia, tudo ocorra da melhor maneira possível, de maneira ordeira: “Nós estamos trabalhando, continuamos trabalhando e contamos com o apoio da Polícia Militar para que as eleições sejam bem sucedidas. Todos estamos empenhados no mesmo propósito: dar a garantia para que o cidadão, no dia da eleição, possa votar com tranquilidade”.
A Segurança das Eleições é garantida através de parcerias entre o TRE, os Cartórios Eleitorais, a Polícia Militar, a Polícia federal, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal.
Para a Coordenadora de Segurança das Eleições do TRE, Lia Maria, a logística de segurança realizada em anos de eleição é indispensável para que o processo eleitoral corra da maneira adequada. “Todos os anos de eleição o TRE faz essa logística de segurança, que comporta segurança de pessoas, seguranças de bens (urnas eletrônicas), da população em geral e do processo eleitoral em si. Para isso é indispensável esse contato com as forças de Segurança Pública no Estado e até Federais”, enfatiza.
Para o Coronel PM Ênedy Dias de Araújo, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, o papel da Polícia Militar durante as eleições é bem definido e planejado de forma enérgica. “Nosso papel é garantir a segurança do pleito eleitoral para que tudo ocorra conforme a legislação eleitoral determina que seja. Principalmente no dia das eleições, para que ninguém cometa aqueles crimes específicos, em especial a compra de votos, a boca de urna. Garantimos também que todo eleitor possa comparecer ao local de votação com o máximo de segurança”, finaliza.
IMAGEM SG PM Sérgio
JORNALISTA Paula Casagrande